quinta-feira, 21 de agosto de 2025

O asilo

                                        

  Por que não entendo as reclamações dos idosos em asilos?

Já sou idosa, será que estou repleta de presenças… ou …..consigo entender e aceitar esse momento da vida, entre tantos outros….

Lembro de quando casei e saí da casa de meus pais…havia muito trabalho profissional, cuidar da  casa, vieram filhos …. Meu tempo mal dava para cuidar de mim….     

Sentia muitas saudades de minha primeira casa, pais e irmãos…. Mas…. Não conseguia conjugar como desejava ….tinha uma tristeza imensa… uma divisão, sentimento de não saber onde era realmente minha casa…. 

 não consigo entender/aceitar essa realidade/reclamação/queixa atuais… e já estou desse lado….filhos morando fora…suas famílias, trabalho…. Sei que me amam e que seu momento é outro…. Como o meu…

Sinto falta deles? Sim e muita… é uma tristeza compreensiva…. Não me sinto “abandonada” não existe lógica nesse sentimento que tanto narram….

Seria a tal opção “sofrer, ser vítima? “.  ….. por que complicar o já complicado ? 

Agradeço a cada momento por ter vivido intensamente cada fase de minha vida…..momentos tristes, momentos felizes……momentos……

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

tentando....


 papai lucido, na cama, corpo na reta final.

esteve internado 5 dias....órgãos em falência.....opção, oferecer qualidade de vida..quanto tempo? uma incógnita.

Ele esta em casa, em seu quarto, dependente fisicamente e altamente incomodado emocionalmente....hoje falou..`Voces vão para o céu `... respondi...``voce merece, fazemos com prazer``...

Mas...é muito difícil....minha vida mudou radicalmente...ando triste por todo esse quadro.

acaba sendo mais difícil lidar com as pessoas no entorno, que com ele..... muitos donos da verdades únicas....deixo de alimentar essa necessidade de ``ser porta voz da razão``....me calo e quando questionada digo não concordar, quando discordo......na maior parte do tempo e por tudo ser novidade,  respeito e acato o que sugerem..... vida que segue

Penso deixa-lo descansar e fazer o que ele quer e deseja...não daria remédios....só se houvesse sofrimento..... acredito que ele esta se apagando e deveríamos respeitar e aceitar.....

A unica certeza que temos na vida é a morte...por que sofremos?