terça-feira, 25 de abril de 2017

o obvio ululante

Gosto de ler a coluna do Helio Schwartsman na Folha, muito do que escreve acho preciso.

Mas quem sou eu para achar algo ? se sou humana e tenho muito mas muito a aprender, começo  pensando que não sou superior a nenhuma outra raça  ditas como primitivas.....isso é de uma arrogância impar.

Ontem em sua coluna,  Hélio apresentou o livro recém lançado "O enigma da razão" pretendo le-lo mas só a crítica da coluna já valeu muito.

.."A razão constitui a base do conhecimento humano e é a responsável por ter feito com que essa espécie de primatas sem atributos físicos notáveis se tornasse senhora do planeta." segundo os autores do livro. Eles inferem que a razão não se desenvolveu para nos aproximar da verdade nem para nos tornar mais sábios mas, para fazer com que fossemos capazes de justificar nossas ações e persuadir nossos pares....algumas palavras do Hélio. Seria por sobrevivência ? preciso ler o livro.....

É o que penso e acho de nos....mantemos a postura do nascimento, simplesmente pensamos na sobrevivência a qualquer custo mascarados de elaborações expressas como 'razões". Nem a dita "evolução", que em nada qualifica e sim só quantifica nossas características nos transformou em menos egoístas.

Do pouco que conheço das espécies ditas primitivas não vejo o egoísmo. Sabem trabalhar em equipe, mesmo quando são cruéis, seus atos são de preservação da espécie....dentre outras características...

Sabemos muito pouco de quase nada..... cheios de saberes e de razões....para chegarmos aqui ....onde mesmo ?


Nenhum comentário:

Postar um comentário